/ governosp
Biblioteca Parque Villa-Lobos

Acolhimento

A Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe um público extremamente diverso. Para atendê-lo de forma humanizada e empática, nossas equipes se preparam constantemente.

O trabalho do núcleo de Serviço Social existe desde a inauguração da biblioteca, em 2015. Com o objetivo de promover momentos de acolhimento e diálogo com o público, além de conhecer o entorno para aproximar as comunidades, nossas assistentes sociais orientam e mediam situações de conflitos. Desta forma, proporcionam uma experiência agradável aos visitantes.

Atuando em parceria com a rede socioassistencial da região, encaminha pessoas que necessitam de auxílio específico para suas necessidades pessoais, como: retirar novas vias de documento, tratar de problemas de saúde, habitação, resolver questões jurídicas, entre outros.

A equipe visita escolas, ONGs e outras instituições locais com o objetivo de estreitar laços, promover e divulgar o trabalho realizado pela biblioteca. Além disso, participa de oficinas e fóruns para gerar diferentes possibilidades de atuação e formação de novos públicos.

Atenta à questão da inclusão e zelando para que seus frequentadores usufruam do espaço de maneira igualitária, a BVL criou em 2019 um programa de acolhimento, coordenado pela equipe de Serviço Social. O foco central da iniciativa são as crianças das comunidades próximas. A escuta ativa é o ponto de partida para estabelecer vínculos com as pessoas e ofertar programação cultural e serviços.

O "Programa Acolhimento" se dá a partir de rodas de conversa, cujo pano de fundo são os diversos formatos de leitura (literatura em geral, poesia, música etc.), que servem como gancho para proporcionar o diálogo.

O horário de atendimento é de terça a domingo e feriados, das 10h às 16h.

Cadastre-se e receba nossa newsletter