/ governosp

Oficina Online de Quadrinhos incentiva a produção da arte sequencial

0

Os dias 8 e 15 de junho tiveram a parte da tarde preenchida com a Oficina Online de Quadrinhos. Integrando a programação à distância da BVL, os encontros foram comandados pelo cartunista Caco Galhardo, unindo quem admira a arte de narrar histórias com desenhos. 

Nestas atividades, Caco apresentou os principais formatos da arte sequencial: os quadrinhos e as tiras, cartuns e charges. Explorou com os participantes as etapas que são necessárias para colocar em prática essa produção artística, além de expor e analisar obras de ilustradores da nova geração.

E, de geração, a turma estava variada. Pessoas de diferentes idades participaram ativamente do curso. Antônio, por exemplo, de 22 anos, estuda desenho industrial no Rio de Janeiro e fez a oficina para compreender alguns interesses profissionais. “Eu gosto de design, storyboard, ilustração e arte conceitual. Achei que o workshop poderia ser interessante, e foi bastante. Além do fato de gostar muito de quadrinhos”.  Já os pequenos Eduardo, de 7 anos, e Rafael, de 9 anos, também marcaram presença nos encontros e colocaram igualmente a “mão na massa”. Acompanharam tudo ao lado da mãe Mariana e adoraram o curso.

Entre teoria e prática, a dinâmica dos dois encontros resultou em reflexões sobre a importância e a valorização desta arte, além de incentivar a produção. O cartunista propôs exercícios, fez observações e valorizou as soluções que cada participante apresentou na hora de transformar um texto em quadrinhos. Confira a galeria com os trabalhos da turma:

 

Gostou? Que tal você tentar criar um quadrinho por aí? Na oficina, os participantes adaptaram o trecho abaixo, teste você, em casa, sua criatividade também com este exercício:

Captura de Tela 2020-06-22 às 13.05.03

 

É importante lembrar que a BVL continua com atividades presenciais suspensas, mas, em nosso site e redes sociais, há sempre novidades.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras